Partilhe

Os chefes de equipa da Fórmula 1 elegeram Lewis Hamilton como o claro vencedor da habitual sondagem do Autosport que nomeia os 10 melhores pilotos do ano.

O Autosport pediu aos 11 chefes das equipas para que classificassem os dez melhores pilotos com base nos desempenhos em pista durante as 21 corridas do ano.

Os pontos são concedidos tendo em conta o sistema de pontuação da Fórmula 1, com 25 pontos para o primeiro e 1 para o décimo. Os votos são mantidos em segredo, para que os chefes de equipa possam participar e opinar honestamente acerca dos pilotos.

Hamilton venceu 10 corridas em 2016, mas foi prejudicado por algumas falhas mecânicas e perdeu o campeonato por cinco pontos para Nico Rosberg.

O britânico amealhou 234 pontos na sondagem – mais cinco do que no ano passado – de um máximo possível de 275 e manteve a primeira posição.

Hamilton terminou com uma vantagem de 51 pontos sobre Max Verstappen, que assegurou a sua primeira vitória em Barcelona e impressionou com uma série de boas prestações nas corridas seguintes.

Apesar de ter chegado ao seu primeiro título mundial, numa época em que venceu nove corridas e falhou o pódio em apenas cinco ocasiões, Rosberg foi terceiro classificado, à frente de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel.

TOP 10 da sondagem AUTOSPORT

1 Lewis Hamilton, 234 points (No change)
2 Max Verstappen, 183 (Subiu duas posições)
3 Nico Rosberg, 176 (No change)
4 Daniel Ricciardo, 133 (Subiu cinco)
5 Sebastian Vettel, 90 (Desceu três)
6 Fernando Alonso, 67 (No change)
7 Kimi Raikkonen, 61 (Subiu três)
8 Sergio Perez, 52 (No change)
9 Valtteri Bottas, 26 (Desceu dois)
10 Carlos Sainz Jr, 25

Quem votou

Toto Wolff, Mercedes
Christian Horner, Red Bull
Maurizio Arrivabene, Ferrari
Vijay Mallya, Force India
Claire Williams, Williams
Eric Boullier, McLaren
Franz Tost, Toro Rosso
Gunther Steiner, Haas
Fred Vasseur, Renault
Monisha Kaltenborn, Sauber
Dave Ryan, Manor

Os nossos artigos mais recentes