Partilhe

As European Le Mans Series (ELMS) entram na altura decisiva da temporada, com o histórico traçado de Spa-Francorchamps a receber a penúltima ronda já este fim-de-semana. As três categorias – LMP2, LMP3 e LMGTE – estão com os títulos em aberto, e a decisão pode muito bem passar pelo Estoril, em Outubro.

Na categoria-rainha, LMP2, Pierre Thiriet e Mathias Beche, da Thiriet by TDS Racing, são os líderes do campeonato, mas só têm nove pontos de vantagem para os mais directos rivais (Simon Dolan, Harry Tincknell e Giedo van der Garde, da G-Drive Racing). Os terceiros classificados – Andreas Wirth, Julián Leal e Stefano Coletti – seguem logo atrás, a 17 pontos.

A tripla da Thiriet ganhou as três últimas provas, pelo que tem o favoritismo e é possível fechar as contas do campeonato já na Bélgica – a vitória basta caso os dois carros rivais abandonarem. Matematicamente há ainda outros dois carros na corrida ao título – o nº 33 da Eurasia e o nº 21 da DragonSpeed – mas só um “milagre” os vai manter na luta. A Algarve Pro Racing está em oitavo, procurando ainda uma classificação no «top 5».

Quanto aos LMP3, Alex Brundle, Christian England e Mike Guasch estão muito perto de selar o título, e para o conseguir já em Spa só precisam de terminar na frente dos seus principais adversários (David Hallydai e Dino Lunardi; e Paul Petit e Eric Trouillet).

LMGTE muito disputados
Os LMGTE têm a disputa mais renhida pelo ceptro de campeão. Os três primeiros classificados cabem em apenas oito pontos quando há 52 em disputa. A liderança é de Andrea Bertolini, Robert Smith e Rory Butcher, na frente de Andrew Howard, Alex MacDowall e Darren Turner (segundos classificados) e os pai e filho Alexander Talkanitsa (terceiros).

Na mesma categoria, o português Rui Águas (AF Corse) segue em nono lugar e ainda entra nas contas pelo título, embora as hipóteses sejam reduzidas.

Programa preenchido em Spa
Como é habitual esta época, o programa das ELMS vai preencher bem o fim-de-semana, entre treinos livres, qualificações e corrida e também os eventos de apoio. A Michelin GT3 Le Mans Cup tem mais uma ronda, tal como o Renault Sport Trophy e a Eurocup Fórmula Renault 2.0, bem como exibições de um monolugar de Fórmula 1. Pode consultar o programa detalhado, aqui.

Os nossos artigos mais recentes