Partilhe

A DragonSpeed estreou-se a vencer nas European Le Mans Series (ELMS), através de Nicolas Lapierre, Ben Hanley e Henrik Hedman, nas 4 Horas de Spa-Francorchamps. A formação norte-americana bateu a estreante WRT, que colocou Will Stevens e os irmãos Laurens e Dries Vanthor no segundo posto. Nos LMP3 a Graff dominou com o carro nº 9, mas o segundo lugar bastou ao nº 2 da United Autosports para alcançar já o título. A JMW Motorsport triunfou nos LMGTE.

O triunfo da DragonSpeed só foi alcançado na última meia hora, com Lapierre a tirar partido dos pneus novos do Oreca 05 para superar o carro da WRT, que liderava desde o meio da prova. Em terceiro ficou o Thiriet dos líderes do campeonato, depois de superar o carro da Algarve Pro Racing – a equipa portuguesa esteve à beira do pódio, mas um pião de Andrea Pizzitola nos últimos minutos, a tentar ultrapassar Mathias Beche, relegou a tripla para o nono lugar.

O nº 41 da Greaves e o nº 38 da G-Drive – que dominou a primeira hora – encerraram os cinco primeiros na frente do SMP nº 32. Nos LMP3 nem um drive through impediu o nº 9 da Graff de dominar para ganhar na frente do nº 2 da United Autosports, que se sagrou campeão com Alex Brundle, Chris England e Mike Guasch ao volante. Carlos Tavares foi o último da categoria e 31º da geral aos comandos do nº 4 da OAK Racing que dividiu com Erik Maris.

Quanto à classe LMGTE, o triunfo foi da JMW Motorsport, que acertou na estratégia para vencer pela terceira vez consecutiva. O Ferrari superou um dos Porsche da Proton por uma margem confortável, enquanto o pódio ficou encerrado pelo melhor dos Ferrari da AF Corse. Já a tripla que Rui Águas integra teve uma prova discreta terminando em sexto dos GT.

As ELMS prosseguem a 23 de Outubro no Estoril, que vai receber a última ronda da temporada. Em Portugal vão decidir-se os títulos de LMP2 e de LMGTE.

Resultado:

Pos. Classe Pilotos Equipa/Carro Voltas
LMP2 Hedman/Lapierre/Hanley DragonSpeed/Oreca 96 voltas
LMP2 Vanthoor/Stevens/Vanthoor WRT/Ligier + 2m20,556s
LMP2 Thiriet/Beche/Hirakawa Thiriet/Oreca + 3m00,523s
LMP2 Rojas/Canal/Berthon Greaves/Ligier + 3m46,865s
LMP2 Dolan/Tincknell/van der Garde G-Drive/Gibson + 5m21,062s
LMP2 Coletti/Wirth/Petrov SMP/BR 01 + 1 volta
LMP2 Barthez/Buret/Chatin Panis Barthez/Ligier + 1 volta
LMP2 Lafargue/Lafargue/Enjalbert Idec Sport/Ligier + 1 voltas
LMP2 Munemann/Hirschi/Pizzitola Algarve Pro Racing/Ligier + 2 voltas
10º LMP3 Trouillet/Petit/Guibbert Graff/Ligier + 4 voltas
11º LMP3 Brundle/Guasch/England United Autosports/Ligier + 4 voltas
12º LMP3 Patterson/Bell/Boyd United Autosports/Ligier + 4 voltas
13º LMP3 Lahaye/Heriau/Lahaye Ultimate/Ligier + 4 voltas
14º LMP3 Woodward/Kaiser/Swift 360 Racing/Ligier + 4 voltas
15º LMP3 Smiechowski/Petersen Inter Europol/Ligier + 4 voltas
16º LMP3 Falb/Rayhall/Potolicchio Graff/Ligier + 4 voltas
17º LMP3 Dons/Wells/McCaig RLR MSport/Ligier + 5 voltas
18º LMP3 Lacorte/Sernagiotto Villorba Corse/Ligier + 5 voltas
19º LMP3 Pialat/Clement/Borga Duqueine Engineering/Ligier + 5 voltas
20º LMP3 Debard/Moineault/Gachet Panis Barthez/Ligier + 5 voltas
21º LMGTE Smith/Butcher/Bertolini JMW Motorsport/Ferrari + 5 voltas
22º LMGTE Roda/Ried/Cairoli Proton/Porsche + 5 voltas
23º LMGTE Cameron/Griffin/Scott AF Corse/Ferrari + 6 voltas
24º LMGTE Hedlund/Henzler/Seefried Proton/Porsche + 6 voltas
25º LMP3 Moore/Hanson Tockwith Motorsports/Ligier + 6 voltas
26º LMP3 Nicolet/Nicolet OAK Racing/Ligier + 6 voltas
27º LMGTE Howard/Turner/MacDowall Aston Martin + 7 voltas
28º LMGTE Perazzini/Cioci/ÁGUAS AF Corse/Ferrari + 7 voltas
29º LMGTE Laursen/Mac/Nielsen Formula Racing/Ferrari + 8 voltas
30º LMP2 Krohn/Jönsson/Pla Krohn Racing/Ligier + 9 voltas
31º LMP3 TAVARES/Maris OAK Racing/Ligier + 9 voltas
DNF LMP3 Laurent/Ehrlacher/Cougnaud M.Racing – YMR/Ligier 69 voltas completadas
DNF LMP2 Taittinger/Striebig/Roussel Pegasus Racing/Morgan 45 voltas completadas
DNF LMP2 Findlay/Bonifácio/Doyle Murphy Prototypes/Oreca 36 voltas completadas
DNF LMP3 Hallyday/Lunardi/Droux Duqueine Engineering/Ligier 25 voltas completadas
DNF LMGTE Talkanitsa/Talkanitsa Jr./Pier Guidi AT Racing/Ferrari 19 voltas completadas
DNF LMP3 Marateotto/Maggi/Longin Race Performance/Ligier 17 voltas completadas
DNF LMP3 Polley/O’Hara/Rodkjaer BY Speed Factory/Ligier 6 voltas completadas
DNF LMP2 Pu/De Bruijn/Gommendy Eurasia Motorsport/Oreca 0 voltas completadas
Volta mais rápida: Thiriet/Beche/Hirakawam 2m08,796s

Os nossos artigos mais recentes