Partilhe

É já este fim-de-semana que se realizam as 4 Horas do Estoril das European Le Mans Series (ELMS), e muitos vão ser os motivos de interesse no Autódromo Fernanda Pires da Silva – há títulos em discussão e outras animações dentro e fora de pista.

Nas ELMS vão decidir-se os títulos de LMP2 e LMGTE, com Matias Beche e Pierre Thiriet (Thiriet by TDS) a defenderem a liderança face a Giedo van der Garde/Harry Tincknell/Simon Dolan (G-Drive Racing). Alex Brundle, Chris England e Mike Guasch já são campeões de LMP3, classe em que um dos pontos de interesse é o regresso de Miguel Faísca à competição. O português vai competir pela Eurointernational ao volante de um Ligier.

Na categoria LMGTE, Andrea Bertolini/Robert Smith/Rory Butcher (JMW Motorsport) estão melhores colocados para selarem o título, à frente de Alex MacDowall/Andrew Howard/Darren Turner (Aston Martin). Rui Águas vai estar em prova, podendo terminar nos quatro primeiros do campeonato.

Também se vão conhecer os primeiros campeões da Michelin GT3 Le Mans Cup, com duas duplas em luta: Aleksey Basov/Victor Shaitar (SMP Racing) e Euan Hankey/Salih Yoluc (Aston Martin). Filipe Barreiros defende as cores lusas na competição, seguindo no 12º lugar do campeonato.

A par das ELMS e da Michelin GT3 Le Mans Cup há competições da Renault cujos campeões também se vão definir no Estoril. No Renault Sport Trophy, Pieter Schothorst tem uma vantagem de 30 pontos para Kevin Korjus, mas ainda há outros três pilotos com hipóteses matemáticas de serem campeões da classe Pro.

Na classe Am, Fabian Schiller, Fran Rueda e Fredrik Blomstedt são os protagonistas na luta pelo título, mas destacam-se as presenças dos portugueses Miguel Ramos (ainda pode chegar ao pódio do campeonato) e Pedro Moleiro, que se estreia. Quanto à Fórmula Renault 2.0 Eurocup Lando Norris já campeão, destacando-se a presença do luso Henrique Chaves, que persegue o 11º lugar do campeonato.

Muita animação extracompetição
Além da parte competitiva o programa das 4 Horas do Estoril conta, como habitualmente, com muitos motivos de interesse. A Renault vai exibir e fazer demonstrações de monolugares de Fórmula 1 – vão estar presentes cinco das décadas de 1970 e 1980 e um mais actual.

Para os adeptos está ainda reservado o Pit Stop Challenge, espectáculos de acrobacias (Freestyle Show), sessões de autógrafos e ainda a estreia em Portugal de vários modelos da gama Renault Sport. Os adeptos presentes vão também poder participar no desfile na grelha de partida antes do início da corrida das 4 Horas do Estoril.

A entrada para as bancadas é gratuita (o ingresso no paddock tem um custo de 10 euros para todo o fim-de-semana). O programa arranca na sexta-feira com os primeiros testes colectivos, com as exibições de F1, qualificações e corridas marcadas para sábado e domingo. Pode consultar o programa completo aqui.

Os nossos artigos mais recentes