Partilhe

A Hyundai tornou-se o primeiro fabricante a mostrar a versão final do seu carro de 2017, ao revelar o i20 Coupé WRC esta manhã em Itália.

Os pilotos Thierry Neuville, Hayden Paddon e Dani Sordo revelaram o terceiro WRC da Hyundai em quatro temporadas, numa apresentação que decorreu no circuito de Monza. O i20 de três portas foi construído com base nos novos regulamentos, que permitem carros com mais potência, mais leves e mais agressivos.

G.H. Choi, presidente da Hyundai Motorsport, referiu que não foi fácil desenvolver três carros para o WRC – e ainda o R5, lançado há poucos meses – num período de tempo tão curto.

“Foi difícil mas o nosso bebé finalmente nasceu. Temos uma equipa forte e pilotos de grande nível e o nosso objetivo é conquistar o campeonato com eles”, disse Choi, que enfatizou o compromisso de longo prazo da Hyundai com o WRC.

Já Michel Nandan, chefe de equipa, afirma querer aproveitar os sucessos de 2016, um ano em que a equipa terminou na segunda posição na classificação dos fabricantes, enquanto Neuville conquistou o vice campeonato, sendo apenas batido por Sébastien Ogier.

“Apesar dos novos regulamentos temos sido capazes de transportar muito do que aprendemos com o carro de 2016. As novas regulamentações têm influenciado uma série de áreas mas era importante partir de uma boa base”, explicou.

Nandan diz que as novas regras do WRC são um grande desafio técnico que a equipa encarou com entusiasmo.

“É uma oportunidade para pôr em prática tudo o que aprendemos nas últimas três temporadas. Tendo terminado na segunda posição em 2016, queremos demonstrar a nossa capacidade de lutar pelo campeonato em 2017.

O fabricante coreano iniciou os testes do carro em Abril e completou mais de 6000 quilómetros de desenvolvimento, tendo ainda algumas sessões de testes agendadas até à estreia em Monte Carlo.

Com as equipas a terem a possibilidade de nomear três carros para pontuar no campeonato de fabricantes, a empresa coreana competirá com apenas uma equipa – Hyundai Shell Mobis World Rally Team – depois de ter participado com uma equipa secundária nos anos anteriores.

Os nossos artigos mais recentes