Partilhe

Michael Schumacher anunciou que iria abandonar a Formula 1, pela segunda e última vez, há precisamente 4 anos atrás, no dia 4 de Outubro de 2012.

Numa altura em que são bastante escassas as notícias sobre o estado de saúde do heptacampeão mundial, recorde, na íntegra, aquilo que Schumacher disse na hora da despedida, em conferência de imprensa.

“Decidi retirar-me no fim do ano, embora eu ainda esteja em condições de competir com os melhores pilotos. Mas a dada altura, é bom dizer adeus, e é isso que vou fazer no final da época, e desta vez deverá sempre para sempre.”

“Durante o último mês, eu não tinha a certeza se tinha a motivação e energia que são necessárias para continuar. Não é o meu estilo fazer algo que não sinta a 100%.”

“Com a decisão de hoje, sinto-me aliviado, obviamente, dessas dúvidas e, no final, a minha ambição de lutar por vitórias e o prazer de conduzir são alimentados pela competitividade.”

“Sem dúvida que não atingimos os nossos objetivos, de desenvolver um carro capaz de lutar por títulos, mas também é muito claro que eu posso estar muito feliz com tudo o que alcancei ao longo da minha carreira.”

“Nos últimos 6 anos, aprendi muito sobre mim mesmo. Por exemplo, que te podes abrir mais sem perder o foco, que perder pode ser mais difícil e mais instrutivo do que ganhar. Às vezes esqueci-me disso no inicio da minha carreira. Contudo, deves ser grato por fazeres aquilo que amas fazer. Deves viver segundo as tuas convicções, e eu fui capaz de fazer isso.”

“Gostaria, obviamente, de agradecer à Daimler, Mercedes-Benz, à equipa, engenheiros, todos os meus mecânicos, pela confiança depositada em mim. Mas também gostaria de agradecer a todos os meus amigos, parceiros e companheiros, que durante muitos anos, no desporto motorizado, me apoiaram. Mas, sobretudo, gostaria de agradecer à Corina, à minha família por estarem sempre ao meu lado, darem-me a liberdade de viver as minhas convicções e partilharem da minha felicidade, isso é muito especial.”

“Agora, gostaria de me concentrar naquilo que resta da temporada e desfrutar com vocês. Vamos divertir-nos. Obrigado!”

Os nossos artigos mais recentes