Partilhe

Triunfo de Andreas Mikkelsen no Rali da Austrália, última ronda da época do Mundial de Ralis (WRC). O norueguês bateu o tetracampeão Sébastien Ogier, com a Volkswagen a garantir uma dobradinha na sua despedida do campeonato. Thierry Neuville encerrou o pódio num Hyundai.

Depois de dominar na sexta-feira e controlar na manhã de sábado (hora australiana), Mikkelsen perdeu terreno na parte da tarde do segundo dia – cumpriu parte de um troço a travar, por ter o pedal da embraiagem dobrado em cima do pedal do travão.

À entrada para o último dia Mikkelsen e Ogier estavam separados por apenas dois segundos, mas o nórdico triunfou nas três primeiras classificativas e colocou a diferença acima dos 20 segundos. Ogier respondeu com as vitórias nas PEC 22 e 23 (Power Stage), terminando a 15 segundos de Mikkelsen, que venceu pela terceira vez no WRC.

Thierry Neuville encerrou o pódio e sagrou-se vice-campeão, ao aproveitar um incidente de Hayden Paddon na 20ª classificativa – o neozelandês da Hyundai teve uma saída de estrada e furou, caindo para a quinta posição, mas ainda recuperou para quarto ultrapassando o colega Dani Sordo na PEC 22. Mads Østberg foi sexto no melhor dos Ford da M-Sport.

Esapekka Lappi não teve grandes problemas para ganhar no WRC 2 – terminou com mais de quatro minutos e meio de vantagem para Nicolás Fuchs. Hubert Ptaszek encerrou o pódio da categoria. Já no WRC 3, o único concorrente, Michel Fabre, foi 19º da geral. Destaque ainda para o 13º lugar à geral de Molly Taylor, que assim se tornou a primeira mulher campeã australiana de ralis.

Classificação final (10 primeiros):

Pos. Piloto Carro Tempo/Dif.
Andreas Mikkelsen Volkswagen Polo R WRC 2h46m05,7s
Sébastien Ogier Volkswagen Polo R WRC + 14,9s
Thierry Neuville Hyundai i20 WRC NG + 1m12,6s
Hayden Paddon Hyundai i20 WRC NG + 1m26,7s
Dani Sordo Hyundai i20 WRC NG + 1m28,3s
Mads Østberg Ford Fiesta RS WRC + 1m41,5s
Ott Tänak Ford Fiesta RS WRC + 3m04,3s
8º (1º WRC 2) Esapekka Lappi Skoda Fabia R5 + 7m32,3s
Jari-Matti Latvala Volkswagen Polo R WRC + 7m56,9s
10º Lorenzo Bertelli Ford Fiesta RS WRC + 8m00,1s
19º (WRC 3) Michel Fabre Citroën DS3 R3T Max + 41m13,1s

Resultados e classificação detalhada aqui.

Os nossos artigos mais recentes