Partilhe

Nuno Matos sagrou-se em Portalegre campeão nacional de todo-o-terreno, graças ao terceiro lugar na última prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT). É um título histórico, uma vez que o portalegrense do Opel Mokka Proto é o primeiro português da história a ser campeão nos agrupamentos T1, T2 e T8.

Foi no último sector selectivo da época que Matos alcançou o resultado que lhe deu o título em casa, recuperando da desvantagem face a João Ramos, que teve diversos problemas no Toyota Hilux na recta final da prova. No último quilómetro um furo e a falha da direcção assistida ainda assustaram Nuno Matos, que no entanto concluiu o percurso à frente do rival.

No final, o piloto de Portalegre começou por dizer que “isto é verdadeiramente incrível. Acreditámos até ao fim e andámos no absoluto limite das nossas capacidades e do carro. Era a única forma de recuperar o atraso para o João (Ramos). Furámos no último quilómetro mas vinha tão concentrado que nem percebi”.

A estes problemas no Opel juntou-se a falha na direcção assistida, pelo que o final de prova não foi fácil: “Pensei que estava tudo perdido”. Fizemos um esforço brutal e chegámos ao final completamente exaustos e com o carro a sobreaquecer. Foi incrível mas tudo valeu a pena”, explicou Matos.

Para o piloto alentejano, sagrar-se campeão em casa “é algo indescritível. Era muito mais do que um objectivo pessoal – era um sonho de criança. Toda a gente sabe o que esta prova significa para mim, a ligação que tenho à Baja desde miúdo, quando vinha de bicicleta ver os meus ídolos. Depois este público é verdadeiramente fantástico”.

Nuno Matos deixa o agradecimento aos adeptos e patrocinadores que o apoiaram, além de dirigir algumas palavras aos adversários: “Não posso esquecer o João (Ramos), que seria igualmente um justo campeão pelo que fez ao longo da época, e o Miguel (Barbosa), que teve alguns azares mas que continua a ser uma referência deste desporto. Também pela oposição que tivemos, este é um momento inesquecível”, concluiu.

Os nossos artigos mais recentes