Partilhe

Está tudo em aberto no Rali da Catalunha, do Mundial de Ralis (WRC). Sébastien Ogier, em Volkswagen, venceu esta manhã duas das quatro especiais e reduziu para menos de oito segundos a desvantagem face a Dani Sordo (Hyundai). O espanhol continua a liderar depois de três segundos e um quinto lugar nas classificativas desta manhã.

Jari-Matti Latvala entrou forte no terceiro dia de prova, regressando via Rally 2 para vencer as PEC 8 e 9. O finlandês da Volkswagen rubricou ainda os terceiros tempos nas outras duas especiais da manhã, o que pouco lhe vale nas contas da geral depois do abandono de ontem.

Na primeira passagem por Querol (PEC 10) Ogier conseguiu ganhar três segundos a Sordo, terminando em primeiro logo na frente do espanhol. Já no troço seguinte a distância entre os dois primeiros desceu ainda mais, com o gaulês a “roubar” quase sete segundos ao espanhol, que se queixa da subviragem do Hyundai.

Quem também sente o mesmo problema é Andreas Mikkelsen (Volkswagen), que se mantém em terceiro mas mais pressionado por Thierry Neuville, quarto. Hayden Paddon encerra os cinco primeiros à frente de Kris Meeke. O britânico subiu para sexto depois de superar Mads Østberg em três dos quatro troços da manhã.

No fim da PEC 11 Sordo queixou-se que “o carro está a subvirar muito, é do equilíbrio do carro. É impossível, não consigo fazer mais. Claro que não vou desistir e vou lutar até ao fim”. Já Ogier explicou que na última especial da manhã “o desgaste dos pneus não era um grande problema e tentei atacar mais. Fiquei surpreendido com o piso escorregadio nos cortes no início. Estou satisfeito mas sei que poderia ter feito um pouco melhor”.

Também Mikkelsen falou de problemas no carro: “Há muita subviragem e por vezes tenho que usar o travão de mão”, comentou o norueguês terceiro classificado do rali. Quanto a Latvala, um dos protagonistas de sábado até agora, referiu que “tive que ser cuidadoso (na PEC 11) e fiz o que pude para melhorar o tempo perto do fim”.

Esta tarde é potencialmente decisiva no Rali da Catalunha, com quatro especiais – a segunda passagem pelos troços da manhã. O primeiro é Alcover-Capafonts.

Classificação depois de 11 classificativas:

Pos. Piloto Carro Tempo/Dif.
Dani Sordo Hyundai i20 WRC 1h57m46,2s
Sébastien Ogier Volkswagen Polo R WRC + 7,7s
Andreas Mikkelsen Volkswagen Polo R WRC + 45,1s
Thierry Neuville Hyundai i20 WRC + 55,5s
Hayden Paddon Hyundai i20 WRC + 1m08,4s
Kris Meeke Citroën DS3 WRC + 1m36,9s
Mads Østberg Ford Fiesta RS WRC + 1m51,7s
Ott Tänak Ford Fiesta RS WRC + 3m11,3s
Eric Camilli Ford Fiesta RS WRC + 4m28,5s
10º Kevin Abbring Hyundai i20 WRC + 5m17,5s
11º (1º WRC 2) Jan Kopecký Skoda Fabia R5 + 5m56,5s
21º (1º WRC 3) Fabio Andolfi Peugeot 208 R2 + 16m33,9s
24º (1º DMACK) Jon Armstrong Ford Fiesta R2T + 20m54,9s

Resultados e classificações completas aqui.

Os nossos artigos mais recentes