Partilhe

Menos de seis segundos separam os dois primeiros do Rali da Catalunha, à entrada para o último dia de prova. Sébastien Ogier (Volkswagen) ganhou cinco das oito classificativas de sábado, recuperando o comando na PEC 14 (El Montmell 2), tirando Dani Sordo da dianteira. Thierry Neuville é o terceiro classificado.

Depois de Sordo estar em grande plano na sexta-feira, este sábado foi a vez de Ogier não dar hipóteses, falhando um dos três primeiros tempos em apenas dois troços. Apesar de se queixar da subviragem do seu Hyundai, Sordo acabou por conseguir minimizar as perdas, entrando para domingo a menos de seis segundos de Ogier. A discussão do rali fica assim adiada para as últimas quatro classificativas.

Em terceiro lugar, já distante dos dois primeiros, está Neuville (Hyundai), que além de uma prova regular beneficiou também do capotanço de Andreas Mikkelsen na PEC 12, ao início da tarde. Apesar de aparatoso, o acidente não foi grave para o piloto norueguês da Volkswagen. Em quarto segue Hayden Paddon, ao passo que Kris Meeke é quinto, ficando mais tranquilo depois do triunfo na PEC 15, que encerrou o dia.

Jan Kopecký, em décimo da geral, entra para o último dia de prova com mais conforto na liderança do WRC 2, estando mais de 14 segundos à frente de Pontus Tidemand. Já Fabio Andolfi dificilmente será derrotado no WRC 3 – o italiano é 18º da geral e tem mais de sete minutos de vantagem para Michaël Burri. Jon Armstrong comanda também com tranquilidade no Drive DMACK Trophy.

No fim da última classificativa do dia, Ogier referiu que “o Dani Sordo esteve muito forte mas conseguimos voltar à liderança e estou satisfeito com isso. Domingo também vai ser muito entusiasmante”.  Já Dani Sordo, que se tem queixado da subviragem do Hyundai, ironizou a perda de tempo: “Fiz um pouco pelos adeptos, estando sempre a derrapar. É importante”, referiu.

Neuville, por seu turno, pode estar a caminho de novo pódio, admitindo que “estou muito satisfeito, foi um bom dia. Claro que lutamos com a subviragem mas mantivemos um bom ritmo e pressionámos o Andreas Mikkelsen e, claro, lamento por ele. Amanhã é ainda um longo dia e muito pode acontecer”.

O Rali da Catalunha chega ao fim este domingo depois de mais quatro classificativas – duas passagens por Pratdip (19,30km) e Duesaigües (12,10km), com a última passagem neste troço a ser a Power Stage.

Classificação depois de 15 classificativas:

Pos. Piloto Carro Tempo/Dif.
Sébastien Ogier Volkswagen Polo R WRC 2h35m12,8s
Dani Sordo Hyundai i20 WRC + 5,8s
Thierry Neuville Hyundai i20 WRC + 1m03,9s
Hayden Paddon Hyundai i20 WRC + 1m20,0s
Kris Meeke Citroën DS3 WRC + 1m57,9s
Mads Østberg Ford Fiesta RS WRC + 2m35,7s
Ott Tänak Ford Fiesta RS WRC + 4m24,7s
Kevin Abbring Hyundai i20 WRC + 6m22,7s
Martin Prokop Ford Fiesta RS WRC + 7m13,3s
10º (1º WRC 2) Jan Kopecký Skoda Fabia R5 + 7m41,6s
18º (1º WRC 3) Fabio Andolfi Peugeot 208 R2 + 21m13,7s
23º (1º DMACK) Jon Armstrong Ford Fiesta R2T + 27m26,1s

Resultados e classificações completas aqui.

Os nossos artigos mais recentes