Partilhe

Sébastien Ogier termina a manhã na liderança do Rali da Catalunha, antepenúltima ronda do Mundial de Ralis (WRC). O francês assumiu a dianteira na terceira especial, entrando para a segunda parte do dia com 4,4 segundos de vantagem para Thierry Neuville. As condições meteorológicas, com muita chuva, foram novamente um obstáculo de peso.

Os Hyundai entraram mais fortes no segundo dia de prova ao dominarem a PEC 2 (Caseres 1), com Neuville na frente de Hayden Paddon para assumir a dianteira. Ogier terminou em terceiro pouco à frente de Dani Sordo, com Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen nas posições seguintes. O primeiro líder do rali, Ott Tänak, atrasou-se com o 11º tempo a quase 42 segundos da frente, enquanto Kris Meeke capotou numa curva de quarta velocidade mas conseguiu continuar em prova.

Os Volkswagen “imitaram” a Hyundai ao fazerem uma “dobradinha” na terceira especial (Bot 1), numa vitória de Latvala com um segundo de vantagem para Ogier. O segundo tempo foi suficiente para o francês assumir a dianteira, recuperando 0,4s a Neuville, terceiro classificado à frente de Paddon. Mikkelsen encerrou o top 5 do troço.

Latvala repetiu o triunfo na PEC 4 (Alta 1, de piso misto de terra batida e asfalto), mas desta feita cerca de quatro segundos à frente de Ogier. Sordo fez o seu melhor resultado em especial até agora com o terceiro posto, superando Neuville e Mikkelsen, que fechou novamente os cinco primeiros. Terminada a manhã do segundo dia do Rali da Catalunha os seis primeiros estão separados por apenas 17,1 segundos, o que deixa antever uma prova interessante.

Comentando a sua manhã de prova, Ogier admite que as condições não estão fáceis: “Houve muitas poças de água e acho que os salpicos de água dificultam-me a tarefa”, refere. Neuville também se queixa das condições da estrada, mas também diz que “a traseira do carro está a empurrar-me para fora da trajectória de vez em quando”. Já Latvala refere que preferiu os percursos de asfalto: “O início foi um pouco difícil com muitas poças de água, mas no asfalto esteve fantástico e depois disso tive melhor aderência”, afirma.

Classificação (10 primeiros) depois de quatro especiais:

Pos. Piloto Carro Tempo/Dif.
Sébastien Ogier Volkswagen Polo R WRC 41m39,1s
Thierry Neuville Hyundai i20 WRC + 4,4s
Jari-Matti Latvala Volkswagen Polo R WRC + 5,7s
Dani Sordo Hyundai i20 WRC + 10,2s
Andreas Mikkelsen Volkswagen Polo R WRC + 13,5s
Hayden Paddon Hyundai i20 WRC + 17,1s
Mads Østberg Ford Fiesta RS WRC + 40,4s
Craig Breen Citroën DS3 WRC + 1m06,9s
Kris Meeke Citroën DS3 WRC + 1m10,6s
10º Ott Tänak Ford Fiesta RS WRC + 1m32,0s
12º (1º WRC 2) Jan Kopecký Skoda Fabia R5 + 2m54,8s
25º (1º WRC 3) Fabio Andolfi Peugeot 208 R2 + 6m51,3s
27º (1º DMACK) Jon Armstrong Ford Fiesta R2T + 7m46,9s

Os nossos artigos mais recentes