Partilhe

Dani Sordo voltou a ganhar tempo na sétima classificativa e está mais confortável na liderança do Rali da Catalunha. A correr em casa o espanhol da Hyundai entra para o penúltimo dia da prova com 17 segundos exactos de vantagem para Sébastien Ogier (Volkswagen) depois da PEC 7 (Terra Alta 2) ganha por Kris Meeke (Citroën) na frente de Sordo e Ogier.

Andreas Mikkelsen, da Volkswagen, teve dois furos e problemas de travões mas mantém o terceiro posto, a mais de meio minuto da liderança. Os Hyundai de Thierry Neuville e Hayden Paddon fecham os cinco primeiros, com o belga a recuperar pouco mais de dois segundos ao colega neozelandês para ascender a quarto.

Num dia complicado pela chuva que caiu durante a parte da manhã a grande “baixa” é Jari-Matti Latvala, que quebrou uma suspensão do seu Polo R WRC na quinta especial. O finlandês deve voltar no sábado através de Rally 2. Ott Tänak (Ford), primeiro líder da prova, caiu para o nono lugar à frente de Eric Camilli, em Citroën. Pontus Tidemand comanda o WRC 2 com três segundos de vantagem para Jan Kopecký, ao passo que no WRC 3 Fabio Andolfi tem mais de seis minutos de intervalo para Michaël Burri.

No fim do dia Sordo mostrou a sua satisfação, falando de “um sonho para mim. Tenho que agradecer à equipa, eles fizeram um óptimo trabalho no carro. Amanhã precisamos de continuar e ver o que podemos fazer. Ainda há dois longos dias pela frente, mas hoje foi inacreditável”.

Já Ogier, que tem aberto a estrada na Catalunha, voltou a queixar-se do piso molhado: “Esta especial (PEC 7) foi um pouco como a anterior. No início o troço ainda estava um pouco molhado. Tentei de tudo, e não podia fazer muito mais”, refere. Mikkelsen, por seu turno, lamenta os problemas na última especial do dia, afirmando que “tivemos o carro um pouco baixo e isso não me deu confiança. Depois tive dois furos e perdi os travões no final. É muito com que lidar numa classificativa”.

Classificação (10 primeiros) depois de sete classificativas:

Pos. Piloto Carro Tempo/Dif.
Dani Sordo Hyundai i20 WRC 1h18m44,4s
Sébastien Ogier Volkswagen Polo R WRC + 17,0s
Andreas Mikkelsen Volkswagen Polo R WRC + 35,1s
Thierry Neuville Hyundai i20 WRC + 46,3s
Hayden Paddon Hyundai i20 WRC + 47,5s
Mads Østberg Ford Fiesta RS WRC + 54,3s
Kris Meeke Citroën DS3 WRC + 1m06,3s
Craig Breen Citroën DS3 WRC + 1m44,6s
Ott Tänak Ford Fiesta RS WRC + 2m04,4s
10º Eric Camilli Citroën DS3 WRC + 3m44,3s
12º (1º WRC 2) Pontus Tidemand Skoda Fabia R5 + 4m09,3s
22º (1º WRC 3) Fabio Andolfi Peugeot 208 R2 + 11m20,8s

Os nossos artigos mais recentes