Partilhe

Já decorrem os testes do novo Volkswagen Polo R WRC na sua forma definitiva para o Mundial de Ralis (WRC) 2017, cujas especificações devem ser submetidas à aprovação da FIA em Outubro. O carro já tem o novo pacote aerodinâmico montado, que pouco tem a ver com o que se viu na fase de desenvolvimentos.

Depois de testes em pistas rápidas de terra batida com novas asas, seguem-se testes em estradas mais rochosas ainda antes da entrega das especificações à FIA. Os ensaios decorreram perto da Finlândia, de acordo com o director-técnico da Volkswagen, François-Xavier Demaison.

O responsável fala em “grandes mudanças”, destacando os para-choques, difusor traseiro, para-lamas dianteiro, novas “entradas de ar no para-lamas traseiro e ainda no capot e nas portas, que são “muito mais largas”. As mudanças incluem também uma asa posterior maior.

Os detalhes (e as imagens) estão, para já, no “segredo dos Deuses”, o que até surpreende Demaison: “Testámos nas últimas duas semanas e não surgiram imagens. Só suspeitamos que estiveram alguns espiões da Toyota, mas não mostraram nada”, diz, citado pelo site da revista Autosport britânica.

Hyundai e M-Sport continuam a trabalhar

Entretanto, a Hyundai também já anunciou que está a testar as especificações finais do seu World Rally Car para a próxima época, com Kevin Abbring a ser o principal piloto de testes, ao passo que Dani Sordo e Hayden Paddon estrearam-se depois do Rali da Alemanha.

Quanto à M-Sport, o Ford Fiesta RS WRC rodou em Agosto durante uma semana em estradas semelhantes às do Dakar, em Fontjoncouse (França), local propício a testes de resistência. O carro só tem rodado com o motor de 2017, modificações na transmissão e uma especificação provisória.

Apesar disso, um dos pilotos de desenvolvimento, Matthew Wilson, mostra-se satisfeito. Apesar de um início difícil com um motor modificado no chassis deste ano, diz que agora “o conjunto parece mesmo equilibrado – o desenvolvimento do chassis decorre a par com o trabalho no motor, e o carro parece sensacional”.

Os nossos artigos mais recentes