Partilhe

Marco Wittmann é bicampeão do DTM, depois de ter terminado em quarto a segunda corrida da derradeira ronda da época, em Hockenheim. O alemão da BMW só precisava de terminar caso Edoardo Mortara (Audi) vencesse, o que o italiano conseguiu fazer. António Félix da Costa terminou a sua carreira no DTM com uma desistência numa corrida problemática para o luso.

Arrancando da pole position, Félix da Costa manteve o comando nas voltas iniciais mas ficou sob pressão de Paffett, que na quarta volta ao tentar ultrapassar o português deu um toque no seu BMW que entrou em pião.

Félix da Costa caiu para o fim do pelotão, enquanto o britânico da Mercedes foi penalizado com um drive trough e ficou afastado dos primeiros lugares. Mais tarde o piloto de Cascais saiu da troca de pneus com uma roda mal apertada e viria a abandonar.

Depois do incidente entre os dois primeiros líderes Wittmann e Mortara ficaram em luta directa pelo triunfo, com o italiano a assumir a dianteira com a ajuda do DRS na 12ª volta. Depois das paragens o piloto da Audi manteve-se no comando enquanto o novo bicampeão caiu para quarto, atrás dos Mercedes de Christian Vietoris e Paul di Resta.

O trio ficou em luta pelo lugar mais baixo do pódio mas as posições não mudaram até ao fim, com o quarto lugar a ser suficiente para Wittmann assegurar o título por apenas quatro pontos. Timo Glock fechou os cinco primeiros.

Entre os construtores a BMW foi a melhor deste domingo em Hockenheim – cinco carros nos dez primeiros lugares – mas não conseguiu impedir a Audi de festejar o título com mais 53 pontos nas contas finais. Já por equipas a Abt Sportsline (Audi) levou a melhor sobre a BMW Team RMG por 29 pontos.

Resultado:

Pos. Piloto Equipa-Carro Tempo/Dif.
Edoardo Mortara Abt Sportsline-Audi 39 voltas
Christian Vietoris Team Mücke-Mercedes + 3,040s
Paul di Resta Team HWA II-Mercedes + 4,294s
Marco Wittmann Team RMG-BMW + 5,030s
Timo Glock Team RMG-BMW + 6,103s
Maxime Martin Team RBM-BMW + 8,947s
Tom Blomqvist Team RBM-BMW + 13,857s
Jamie Green Team Rosberg-Audi + 15,054s
Robert Wickens Team HWA I-Mercedes + 16,012s
10º Martin Tomczyk Team Schnitzer-BMW + 21,313s
11º Mike Rockenfeller Abt Sportsline-Audi + 21,503s
12º Bruno Spengler Team MTEK-BMW + 22,230s
13º Nico Müller Team Abt-Audi + 24,962s
14º Miguel Molina Team Abt-Audi + 25,979s
15º Gary Paffett Team ART-Mercedes + 27,937s
16º Lucas Auer Team Mücke-Mercedes + 29,298s
17º René Rast Team Phoenix-Audi + 36,530s
18º Timo Scheider Team Phoenix-Audi + 39,112s
19º Maximilian Götz Team HWA II-Mercedes + 55,972s
20º Daniel Juncadella Team HWA I-Mercedes + 6 voltas
21º Felix Rosenqvist Team ART-Mercedes + 7 voltas
22º Augusto Farfus Team MTEK-BMW + 10 voltas
DNF ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA Team Schnitzer-BMW 21 voltas completadas
DNF Adrien Tambay Team Rosberg-Audi 15 voltas completadas
Volta mais rápida: Timo Glock em 1m34,659s (na volta 30)

 

Classificações finais do campeonato – pilotos (cinco primeiros):

Pos. Piloto Equipa-Carro Pontuação final
Marco Wittmann Team RMG-BMW 206
Edoardo Mortara Abt Sportsline-Audi 202
Jamie Green Team Rosberg-Audi 145
Robert Wickens Team HWA I-Mercedes 124
Paul di Resta Team HWA II-Mercedes 116
17º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA Team Schnitzer-BMW 43

 

Classificações finais do campeonato – equipas (cinco primeiras):

Pos. Equipa-Construtor Pontos
Abt Sportsline-Audi 319
Team RMG-BMW 290
Team RBM-BMW 203
Team Rosberg-Audi 185
Team Abt-Audi 154

 

Classificações finais do campeonato – construtores:

Pos. Construtor Pontos
Audi 700
BMW 647
Mercedes-Benz 471

Os nossos artigos mais recentes