Partilhe

Além da nova ordem de partida, o próximo Mundial de Ralis (WRC) vai ter um novo troféu para os para os participantes em carros anteriores a 2017 e um novo fornecedor do Junior WRC, mudanças aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA desta quarta-feira.

Como já era antecipado, o novo WRC Trophy é criado para dar espaço aos carros anteriores aos novos regulamentos da próxima temporada. Os participantes devem disputar pelo menos sete ralis para poderem discutir os títulos – embora apenas os seis melhores resultados contem. Caso o troféu não tenha pelo menos cinco participantes registados, o título não será atribuído.

Já no Junior WRC os Ford Fiesta R2 da M-Sport vão suceder aos Citroën DS3 R3T Max, com os britânicos a serem os fornecedores da categoria de iniciação nas duas próximas épocas. Além disso, a FIA anunciou também que as fornecedoras de pneus da próxima época são a Michelin e a DMACK.

Quanto ao calendário, não tem grandes mudanças, com destaque para a saída do Rali da China e a antecipação do Rali da Sardenha para o início de Abril. Portugal mantém o seu lugar no penúltimo fim-de-semana de Maio (19 a 21 de Maio).

Calendário:

Data Prova
20 a 22 de Janeiro Rali de Monte Carlo
10 a 12 de Fevereiro Rali da Suécia
10 a 12 de Março Rali do México*
7 a 9 de Abril Rali da Córsega (França)
28 a 30 de Abril Rali da Argentina
19 a 21 de Maio RALI DE PORTUGAL
9 a 11 de Junho Rali da Sardenha (Itália)
30 de Junho a 2 de Julho Rali da Polónia
28 a 30 de Julho Rali da Finlândia
19 e 20 de Agosto Rali da Alemanha
6 a 8 de Outubro Rali RACC da Catalunha (Espanha)
27 a 29 de Outubro Rali de Gales Grã-Bretanha
17 a 19 de Novembro Rali da Austrália
* Sujeito a confirmação da autoridade desportiva nacional (ASN)

Os nossos artigos mais recentes