Partilhe

O Conselho Mundial da FIA aprovou alterações ao sistema de pontuação e à categorização do Mundial de Carros de Turismo (WTCC) na próxima época. A corrida principal vai passar a valer mais pontos, enquanto os carros TCN-2 vão ter uma categoria com títulos atribuídos à parte – o WTCC 2.

Apesar de continuarem a pontuar os dez primeiros, a corrida principal de cada ronda do WTCC vai atribuir mais pontos aos sete primeiros classificados, com o sistema 30-23-19-16-13-10-7-4-2-1 pontos a substituir o de 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 pontos (que continua em vigor para a primeira corrida do programa de cada etapa).

Já os carros da categoria TCN-2 vão ter uma classe própria – o WTCC 2 – com títulos de pilotos e equipas atribuídos à parte. A FIA espera, desta forma, uma “expansão significativa das grelhas do WTCC” na próxima temporada.

De resto, vai ser estudada a implementação de uma joker lap nos circuitos temporários, processo este entregue às Comissões de Segurança e de Circuitos da FIA. Foi ainda aprovado o calendário do campeonato para a próxima época, que inclui Vila Real a 25 de Junho e os regressos à China e a Macau, embora o Qatar continue a ser a última ronda da temporada.

Calendário do WTCC para 2017:

Data Prova
9 de Abril Marraquexe, Marrocos*
30 de Abril Monza, Itália*
14 de Maio Hungaroring, Hungria*
27 de Maio Nordschleife, Alemanha*
25 de Junho VILA REAL, PORTUGAL
6 de Agosto Termas de Río Hondo, Argentina*
1 ou 15 de Outubro Xangai, China**
29 de Outubro Motegi, Japão
19 de Novembro Macau*
1 de Dezembro Losail, Qatar*
* Sujeito a confirmação da autoridade desportiva nacional (ASN);
**Sujeito a confirmação da ASN, homologação do circuito e a acordo com o promotor.

Os nossos artigos mais recentes