WEC

Ferrari Recebe Aumento de Potência do Motor no WEC antes de Interlagos

Os vencedores das 24 Horas de Le Mans terão mais potência de motor disponível na quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) neste fim de semana.

A Ferrari recuperou a potência do motor que havia perdido antes da vitória nas 24 Horas de Le Mans para a etapa do WEC em Interlagos neste fim de semana.

O modelo 499P do fabricante italiano sofreu uma redução de 1,7% na potência máxima acima de 250km/h (155mph) sob o novo elemento de ganho de potência da classe Hypercar do Balance of Performance (BoP) introduzido para a etapa de Le Mans do mês passado.

No BoP publicado para as 6 Horas de São Paulo, o Hypercar Le Mans da Ferrari tem um ganho positivo de 1,8%.

A Ferrari evitou criticar a redução recebida sob o ganho de potência em Le Mans, mas o diretor técnico Ferdinando Cannizzo pediu à mídia para “tirar suas próprias conclusões” sobre o impacto após a primeira ação na pista no Test Day pré-evento.

Ele destacou que “em uma pista como Le Mans, estamos acima de 250km/h [155mph] por 45% do tempo” e que a perda de potência afetaria a competitividade do carro.

A Ferrari ganhou velocidade em linha reta durante a semana da corrida, mas a decisão de reduzir a potência do 499P resultou no Toyota GR010 HYBRID LMH sendo o carro mais rápido em condições de chuva e umidade.

O peso mínimo do carro também foi aumentado desde a prova francesa, de 1043 para 1060kg.

No entanto, tanto a potência do motor quanto o peso da Ferrari estão amplamente em linha com os valores da etapa de Spa do WEC em maio, assim como grande parte do campo Hypercar.

Isso ocorre porque Le Mans é considerada pelos organizadores do WEC, a FIA e o Automobile Club de l’Ouest, como tendo um BoP separado devido às características únicas do Circuito de la Sarthe de 8,47 milhas.

A potência é menor em comparação com os 506kW de Spa e o peso é maior em relação aos 1053kg da corrida belga, na qual a marca estava a caminho da vitória antes da corrida ser reiniciada de forma controversa após o tempo programado de término, após uma bandeira vermelha.

Apenas o Porsche 963, o Peugeot 9X8 2024 e o Isotta Fraschini Tipo 6 Competitizione LMH tiveram mudanças de peso em dois dígitos desde Spa.

O Porsche LMDh aumentou 14kg e o Peugeot LMH diminuiu 14kg, enquanto o Isotta recebeu uma redução de peso de 30kg.

A potência do Peugeot aumentou 2kW desde Spa e a do Porsche aumentou 5kW para 512kW, sem ganho ou perda de potência para nenhum dos carros.

O Toyota GR010 correrá 4kg mais leve do que em Spa, enquanto a potência diminuiu 9kW. No entanto, o carro recebeu um ajuste positivo de 2,8% sob ganho de potência.