Os vencedores das 24 Horas de Le Mans terão mais potência de motor disponível na quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) neste fim de semana.
A Ferrari recuperou a potência do motor que havia perdido antes da vitória nas 24 Horas de Le Mans para a etapa do WEC em Interlagos neste fim de semana.
O modelo 499P do fabricante italiano sofreu uma redução de 1,7% na potência máxima acima de 250km/h (155mph) sob o novo elemento de ganho de potência da classe Hypercar do Balance of Performance (BoP) introduzido para a etapa de Le Mans do mês passado.
No BoP publicado para as 6 Horas de São Paulo, o Hypercar Le Mans da Ferrari tem um ganho positivo de 1,8%.
A Ferrari evitou criticar a redução recebida sob o ganho de potência em Le Mans, mas o diretor técnico Ferdinando Cannizzo pediu à mídia para “tirar suas próprias conclusões” sobre o impacto após a primeira ação na pista no Test Day pré-evento.
Ele destacou que “em uma pista como Le Mans, estamos acima de 250km/h [155mph] por 45% do tempo” e que a perda de potência afetaria a competitividade do carro.
A Ferrari ganhou velocidade em linha reta durante a semana da corrida, mas a decisão de reduzir a potência do 499P resultou no Toyota GR010 HYBRID LMH sendo o carro mais rápido em condições de chuva e umidade.
O peso mínimo do carro também foi aumentado desde a prova francesa, de 1043 para 1060kg.
No entanto, tanto a potência do motor quanto o peso da Ferrari estão amplamente em linha com os valores da etapa de Spa do WEC em maio, assim como grande parte do campo Hypercar.
Isso ocorre porque Le Mans é considerada pelos organizadores do WEC, a FIA e o Automobile Club de l’Ouest, como tendo um BoP separado devido às características únicas do Circuito de la Sarthe de 8,47 milhas.
A potência é menor em comparação com os 506kW de Spa e o peso é maior em relação aos 1053kg da corrida belga, na qual a marca estava a caminho da vitória antes da corrida ser reiniciada de forma controversa após o tempo programado de término, após uma bandeira vermelha.
Apenas o Porsche 963, o Peugeot 9X8 2024 e o Isotta Fraschini Tipo 6 Competitizione LMH tiveram mudanças de peso em dois dígitos desde Spa.
O Porsche LMDh aumentou 14kg e o Peugeot LMH diminuiu 14kg, enquanto o Isotta recebeu uma redução de peso de 30kg.
A potência do Peugeot aumentou 2kW desde Spa e a do Porsche aumentou 5kW para 512kW, sem ganho ou perda de potência para nenhum dos carros.
O Toyota GR010 correrá 4kg mais leve do que em Spa, enquanto a potência diminuiu 9kW. No entanto, o carro recebeu um ajuste positivo de 2,8% sob ganho de potência.