WRC

Letônia se Prepara para Estrear no Palco Mundial com o WRC

A Letônia se tornará o 37º país a sediar uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA quando o verão de velocidade do WRC continuar com a oitava rodada da temporada de 18 a 21 de julho.

Embora a Letônia seja uma nova adição ao WRC, seu longo e bem-sucedido período no Campeonato Europeu de Rally da FIA – e sua inclusão no calendário do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA de 2016 a 2022 – significa que está mais do que acostumada a sediar eventos internacionais de automobilismo de alto nível.

O Tet Rally Letônia acontece em um momento emocionante para o FIA WRC – e para o automobilismo no país. Após terminar em quinto lugar em sua estreia em um carro Rally1 na Polônia no mês passado, o talento letão de 24 anos, Mārtiņš Sesks, que começou a competir no nível básico quando adolescente, enfrentará a rodada caseira do campeonato mundial na categoria principal do esporte. Depois de dirigir sem uma unidade híbrida plug-in na Polônia para se adaptar ao seu Ford Puma Rally1, Sesks contará com o poder híbrido para o Tet Rally Letônia.

O evento é essencialmente uma versão ampliada do Rally Liepāja, que começou como um evento de inverno em 2013, mas se tornou mais conhecido como uma competição de cascalho puro programada para o auge do verão.

Como o evento anterior do FIA WRC na Polônia e a rodada do próximo mês na Finlândia, o Tet Rally Letônia utiliza estradas de cascalho rápidas com saltos e cristas comuns.

A Letônia também segue o Safari Rally Quênia, que aconteceu no final de março, ao incluir uma etapa em sua capital, com Riga sediando a ação de abertura na quinta-feira, 17 de julho. A primeira etapa ocorre parcialmente no antigo local do FIA World RX, no Complexo Esportivo Biķernieki, que já foi um local da FIA Intercontinental Drifting Cup.

Com cinco vencedores diferentes nas sete primeiras rodadas e os três primeiros do campeonato separados por 21 pontos, a 52ª temporada do FIA WRC está proporcionando ação e entretenimento em abundância.

Para a primeira aparição da Letônia no WRC, o fornecedor oficial de pneus Pirelli está fornecendo seus pneus Scorpion KX macios e duros. O composto macio é a primeira escolha para condições frias e úmidas, enquanto a opção de composto duro é projetada para clima quente e seco. As equipes do Rally1 podem usar um máximo de 28 pneus para o evento, incluindo quatro para o Shakedown na manhã de quinta-feira.