WRC

Toyota GR Yaris Rally2: O salto qualitativo já é evidente, diz Sami Pajari

O Toyota GR Yaris Rally2 tem sido alvo de grande expectativa, especialmente considerando o sucesso da marca japonesa no escalão principal do Campeonato Mundial de Rally (WRC). Com o lançamento do seu primeiro carro de rally de cliente de segunda categoria, as expectativas eram inevitavelmente altas.

Após três ralis na sua carreira no WRC (sem participação no Rally2 no Rally Safari do Quênia), o destacado piloto de WRC2, Sami Pajari, afirma que houve progressos significativos com o novo carro desde a sua estreia um tanto quanto discreta em Monte Carlo.

Pajari conseguiu um quinto lugar no WRC2 em Monte Carlo e melhorou seu desempenho com um segundo lugar na Suécia, mostrando-se claramente satisfeito com o aprimoramento do carro. “Independentemente da marca, quando se tem um carro novo, é sempre necessário ajustar a configuração e encontrar soluções que funcionem para o carro e para o piloto,” disse ele.

“Na Suécia, já alcançamos o segundo lugar e muitos dos melhores tempos em etapas, portanto o início do ano tem sido muito bom para nós,” ele comentou.

“Parece que fizemos um bom progresso com o carro desde Monte Carlo até aqui,” continuou. “Com o ritmo e também comigo mesmo, acho que está tudo se encaixando. O carro está um passo melhor e eu também estou um passo melhor, então os tempos estão melhorando.”

“Estou realmente satisfeito com o resultado agora. Não esperava muito, mas estar entre os cinco primeiros já é um excelente trabalho.”

“Conseguimos fazer bons tempos em algumas etapas e agora, finalmente, até conseguimos os melhores tempos em algumas delas e terminamos em terceiro lugar, sem grandes problemas com o carro. Isso foi mais do que eu esperava.”

“O principal problema era nos locais de baixa aderência,” explicou Pajari. “Aqui [na Croácia] só temos baixa aderência, então esse foi o principal foco para conseguirmos aderência. E como o carro se comporta nos cortes e coisas do tipo. Foi realmente um bom progresso.”

Portugal é um dos eventos em que Pajari pontua, e dois dias de testes em cascalho estão planejados antes do evento. No entanto, ele também enfrentará o campo mais competitivo da temporada de WRC2 até agora: ele competirá contra o líder do campeonato Oliver Solberg, o vencedor de Monte Carlo Yohan Rossel, o vencedor do Safari Gus Greensmith, além dos ex-pilotos de alto nível da M-Sport Teemu Suninen e Pierre-Louis Loubet, que iniciarão suas temporadas de 2024 em Portugal.

Pajari acredita que pode levar o Yaris à sua primeira vitória no WRC2 no próximo mês? “Sim, espero que sim,” ele disse. “Na verdade, não conduzi muito em cascalho até agora, mas a primeira impressão foi realmente impressionante, então realmente espero que possamos ser competitivos.”

“Há muitas caras novas também chegando ou se juntando este ano, começando por Portugal. Então, será realmente muito difícil, eu acho. Mas espero estar no pódio pelo menos.”